Clássicos italianos em BH

O Cine Humberto Mauro realiza em Belo Horizonte, até 24 de março, a mostra Clássicos Italianos, em parceria com o Consulado Italiano em Belo Horizonte e o Instituto Italiano de Cultura em São Paulo. A entrada é gratuita. Consulte a programação.

A programação traz 41 filmes de cineastas que marcaram a história cinematográfica da Itália, produzidos entre as décadas de 1940, 50 e 60. Nomes como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Roberto Rossellini, Vittorio de Sica e Pier Paolo Pasolini ajudam a apresentar um panorama dos aspectos socioculturais e estéticos que guiaram a produção cinematográfica no país no período pós-guerra e influenciaram toda a produção mundial.

O período selecionado reflete um momento fértil da filmografia italiana, que abrange obras chave do Neorrealismo e superproduções do Estúdio Cinecittà. A realidade italiana e temas da vida comum do povo como a guerra e a religiosidade são abordados de maneiras diferentes, por meio de gêneros variados.

A programação conta com clássicos como Medéia, de Pier Paolo Pasolini, Viagem à Itália, de Roberto Rossellini, e Ladrões de Bicicleta, de Vittorio de Sica.

Post Author: Priscila Armani

mm
Jornalista por formação, Cinéfila por paixão, Crítica por masoquismo. Me aventurando nesse mundo louco da produção de conteúdo ao produzir e apresentar o Podcast O que Assistir.