Mostra Studio Ghibli apresenta animações com entrada franca

Produtor das animações mais bonitas do mundo, o Studio Ghibli encerrou recentemente suas atividades, mas suas produções, que deixaram saudades, serão tema de uma mostra no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte. De 30 de junho a 20 de julho, o público terá a oportunidade de conferir 21 longas-metragens produzidos pelo estúdio desde sua criação, em 1985. A entrada é gratuita com distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

Na programação, sucessos como Nausicaä do Vale do Vento (1984), produzido pelo escritor, diretor e ilustrador Hayao Miyazaki, ainda antes da criação oficial do Studio Ghibli; Meu Amigo Totoro (1988), no qual um grande espírito da floresta ajuda uma garotinha a voltar para casa durante o período pós-guerra; O Serviço de Entregas de Kiki (1989), narrativa que conta as peripécias de uma jovem bruxa e sua adaptação a um novo lar e Túmulo dos Vagalumes (1989), clássico aclamado pela crítica por retratar a sobrevivência de dois pequenos irmãos durante a Segunda Guerra.

Outros destaques são Porco Rosso – O Último Herói Romântico (1992), história de um piloto de hidroavião na Segunda Guerra, com cabeça de porco; e o vencedor do Oscar de Melhor Animação, A Viagem de Chihiro (2001), no qual uma garota entra em uma série de eventos fantásticos para salvar seus pais de um feitiço, caindo em dilemas existenciais – temática muito presente nas animações Ghibli.

Sessões comentadas – Além das exibições, a mostra contará ainda com a participação da pesquisadora Jane Carmen Oliveira, que vem se dedicando ao estudo dos filmes dirigidos pelo cineasta Hayao Miyazaki. Jane vai comentar os filmes O Serviço de Entrega de Kiki no dia 10 de Julho, às 17h e A Princesa Mononoke, dia 14 de Julho às 16h, ambas representações femininas.

Confira a sinopse dos filmes e a programação completa da mostra.

Post Author: Priscila Armani

mm
Jornalista por formação, Cinéfila por paixão, Crítica por masoquismo. Me aventurando nesse mundo louco da produção de conteúdo ao produzir e apresentar o Podcast O que Assistir.