Internet Via Satélite
Tecnologia

Internet Via Satélite: O Que é, Como Funciona, Vantagens e Provedores  

Você provavelmente já ouviu falar da internet via satélite. Trouxemos todas as informações sobre este artigo! 

A internet via satélite é uma tecnologia onde não há a necessidade de cabos, funcionando através de uma antena parabólica.

No Brasil, a popularidade da internet via satélite começou a crescer na última década, quando a empresa HughesNet iniciou suas operações no país. Hoje, existem várias empresas oferecendo o mesmo serviço. Neste artigo, vamos abordar as principais características da internet via satélite! 

O que é internet via satélite?      

A internet surgiu, na década de 1960, como uma tecnologia disruptiva, mudando toda uma era de conexão e comunicação. De lá para cá muita coisa mudou, da internet discada até a internet via satélite, o que vemos hoje é alta velocidade e conexão sem limites.

A internet via satélite é uma forma de acesso que não necessita de muita infraestrutura terrestre ou de cabos.

Em vez disso, a internet é transmitida através de uma antena parabólica posicionada ao ar livre para se comunicar com um satélite. Esse tipo de conexão é frequentemente utilizado em áreas rurais e locais de difícil acesso, como ilhas e regiões montanhosas. 

Principais características  

A internet via satélite funciona como uma antena que conecta o usuário à internet. As ondas de rádio transmitem o sinal de internet do satélite até a antena da residência, permitindo o acesso.

Para ter acesso à internet via satélite, são necessários alguns equipamentos extras, como uma antena parabólica e modens específicos para receber o sinal corretamente.

Essa maneira de acesso geralmente tem um custo alto. Afinal, colocar um satélite em órbita é algo complicado e que requer muitos recursos. Além disso, o desempenho da internet via satélite costuma ser inferior ao de conexões terrestres, justamente por buscar o sinal há uma distância maior, o que diminui sua potência. 

Como funciona a internet via satélite? 

A internet via satélite funciona da seguinte forma: um satélite em órbita transmite sinais de internet para uma antena parabólica instalada na residência. Esta antena é responsável por captar o sinal enviado pelo satélite e transmiti-lo a um modem interno.

De maneira mais detalhada, esse processo passa por algumas etapas. A primeira delas começa quando o sinal de internet é enviado do satélite para a antena parabólica por meio de ondas de rádio. O satélite atua como um intermediário, retransmitindo os dados entre a estação de transmissão e a estação receptora, que é a antena na casa do usuário.

Em seguida, o sinal captado pela antena é então transmitido para dentro da casa por um cabo que se conecta ao modem. O modem, por sua vez, converte o sinal recebido em dados, permitindo a conexão com a internet, que pode ser acessada através de uma rede Wi-Fi ou por um cabo de rede.

Curiosidade:

Os satélites utilizados para fornecer internet normalmente orbitam a Terra a uma altitude de aproximadamente 35.786 km, em órbitas geoestacionárias, o que significa que eles permanecem fixos em relação à superfície terrestre. Eles não percorrem a órbita.

Algumas empresas estão lançando satélites em órbitas mais baixas, a altitudes de até 2.000 km. Esses satélites em órbita baixa podem proporcionar uma conexão mais rápida e eficiente, no entanto, há discussões no que diz respeito à visualização do céu por órgãos como a NASA.           

Vantagens da internet via satélite

Hoje, é praticamente impossível percebermos nosso cotidiano sem uma conexão digital de qualidade. Porém, quando se trata da internet via satélite encontramos vantagens que superam nossas expectativas. Confira!

Cobertura em áreas remotas e rurais   

A internet via satélite consegue oferecer conectividade de praticamente qualquer área, inclusive locais remotos e sem acesso a fibra óptica e outras tecnologias de conexão.

Por ter uma cobertura que depende somente do contato com um satélite bem localizado, essa maneira de acesso fornece uma conectividade global. Afinal, um único satélite consegue atender diferentes países ou continentes. 

Alta velocidade e disponibilidade

A internet via satélite pode chegar a velocidades de 200 MB/s dependendo do país e sua proximidade com o satélite em órbita.

No Brasil, esse valor varia de 100 à 73 MB/s, valores muito maiores do que as disponíveis em conexões 3G e 4G, por exemplo. 

Facilidade de instalação e portabilidade

Para instalar a internet via satélite não é necessário passar cabos em postes ou na rua. Dessa maneira, a instalação é muito mais rápida e eficiente.

Além disso, a antena e os equipamentos utilizados para receber o sinal podem ser levados para outros locais, mantendo a conexão e sem a necessidade de uma grande infraestrutura ou configurações. 

Internet via satélite: empresas mais recomendadas

No Brasil, existem algumas empresas que oferecem uma internet de qualidade via satélite. Separamos algumas das principais. 

Starlink   

A Starlink é uma empresa que oferece internet via satélite para áreas remotas, com pouca ou nenhuma infraestrutura, e é um braço da SpaceX, a empresa de exploração espacial de Elon Musk que tem seus próprios satélites em órbita desde 2019.

Seus satélites são lançados em conjunto, formando uma constelação em órbita baixa ao redor da Terra. Esses satélites têm sistemas inteligentes de funcionamento, o que reduz custos e permite que o serviço seja adquirido por muitos usuários.

No Brasil, a Starlink está presente em diversos estados, principalmente em estados com baixa cobertura de fibra óptica, como no Amazonas. 

Hughesnet

A Hughesnet é uma empresa de internet via satélite que oferece banda larga de alta velocidade para residências e empresas. A Hughesnet faz parte da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), uma empresa multinacional que atua na área de tecnologias e redes de satélites.

No Brasil desde 1996, ela opera no país desde 2003 e foi vendida para a EchoStar em 2011. Atualmente, a empresa conta com 30 bases técnicas no Brasil e um Centro de Operações de Rede em Barueri, São Paulo. Eles funcionam com franquias de até 600 giga de internet. 

ViaSat     

A Viasat é uma outra empresa que oferece serviços de internet via satélite e que está muito presente no território brasileiro.

Com planos para famílias e empresas, a Viasat lançou o Viasat-3 em 2023, considerado o maior satélite de internet do mundo todo. Ele faz parte de um conjunto de três satélites que visam levar internet para praticamente qualquer local do planeta, onde cada um dos satélites cobrirá uma parte do globo.  

O primeiro satélite cobre os países do continente americano – de norte a sul. 

Telebras 

A Telebras é uma empresa estatal brasileira que atua na área de telecomunicações e é considerada uma das mais tradicionais no ramo.

A empresa foi criada em 1972 e surgiu como uma estatal com o objetivo de desenvolver a infraestrutura de telecomunicações do país e centralizar a expansão do setor.

Atualmente, a Telebras oferece o serviço de banda larga via satélite – a Telebras SAT – que cobre todo o território nacional.

A empresa tem a maior Banda Ka do Brasil, oferecendo planos de até 100GB de velocidade. 

Conclusão

A internet via satélite é uma alternativa para democratizar o acesso à informação via internet e promover a inclusão digital. Por ser uma opção útil para áreas regiões com infraestrutura limitada, onde a instalação de linhas telefônicas ou de fibra óptica não seria possível, ela é comumente utilizada em estados e países mais remotos.

Algumas das principais vantagens são a possibilidade de conectividade de qualquer lugar e, dependendo do serviço contratado, pode proporcionar altas velocidades de transferência de dados.

Você também pode gostar...